Muitas pessoas com diabetes tipo 2 podem não apresentar sintomas por muitos anos, já que a condição se desenvolve lentamente ao longo do tempo. Elas só descobrem o problema com a insulina quando as complicações começam a aparecer.
É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação. No entanto, tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 podem se desenvolver em qualquer idade, inclusive em crianças, número que vem crescendo ao longo dos anos.
O que causa a diabetes?
A diabetes é causada pelo excesso de açúcar no sangue, mas na prática, você sabe o que leva a isso?
Como devem imaginar, comer muitos doces é um fator determinante, mas não é só isso… O carboidrato (pães, arroz, batata, frutas…), após ingerido, é convertido em açúcar dentro do corpo.
Ou seja, aquele “pãozinho francês” que todos comem, ou ainda um copo de suco de laranja ou de refrigerante, se ingeridos em excesso, podem contribuir para que o quadro diabético seja instaurado.
Isso quer dizer que você deve parar de comer o carboidrato? Não!
Isso apenas deve ser feito com moderação, e sempre com acompanhamento médico. Mas se você se tornar um diabético, aí sim, talvez alguns de seus alimentos favoritos terão de ser cortados da sua dieta.
Então previna-se, e não deixe seu corpo chegar a esse estágio.